A audiência, intitulada “Produção de Divulgação do Audiovisual Católico no Brasil”, busca abordar o panorama atual e as perspectivas de crescimento do segmento de produção audiovisual católico no país. Este momento importante não apenas destaca a relevância da comunicação na evangelização, mas também abre espaço para que empresas e profissionais da área apresentem suas iniciativas, desafios e contribuições.
A Kolbe Arte, renomada distribuidora de filmes e documentários voltados para o público católico no Brasil e a Produtora Stone, uma produtora independente com mais de 9 anos de atuação no mercado audiovisual, participarão da bancada da Audiência Pública promovida pela Comissão de Comunicação (CCOM) da Câmara dos Deputados. O evento, de iniciativa da Deputada Simone Marquetto, será realizado no próximo dia 12 de dezembro, às 10h, no Plenário 11 do Anexo II, em Brasília.
O Reconhecimento de uma Trajetória de Dedicação
“Este momento é o reconhecimento do trabalho e diálogo que a Kolbe vem fazendo. É a abertura de um mercado antes inexistente no Brasil junto ao mercado exibidor. Também reflete o diálogo e a confiança da Igreja Católica no trabalho e na missão da Kolbe”, afirma a CEO da Kolbe Arte, Ângela Morais.
Para a Kolbe Arte, este convite representa o reconhecimento do trabalho contínuo e do diálogo que a empresa vem estabelecendo no setor audiovisual e junto à Igreja Católica no Brasil. Nos últimos anos, a Kolbe Arte abriu caminhos em um mercado exibidor anteriormente inexistente para produções católicas, conquistando espaço para conteúdo de evangelização nos cinemas e aproximando mais pessoas da mensagem cristã. Além disso, a confiança da Igreja Católica na missão da Kolbe reforça a importância de sua atuação como agente de transformação cultural e espiritual.
A realização desta Audiência Pública é um marco no diálogo sobre os desafios enfrentados pela produção audiovisual católica no Brasil. A Kolbe Arte apresentou uma necessidade à Deputada Simone Marquetto: a dificuldade, ao longo de sua trajetória, em obter recursos financeiros para a promoção e produção de conteúdos católicos. Sem recursos econômicos adequados, a distribuição e, principalmente, a criação de novos conteúdos tornam-se limitadas, restringindo o impacto desse trabalho evangelizador.
“ Essa audiência pública é uma oportunidade para reunir produtores, empresários, artistas, religiosos e o público católico, demonstrando que é possível produzir materiais de alta qualidade que não deixam nada a desejar a outras produções.” Reforça Tiago Benetti, da produtora Stone.
Com a aprovação da Audiência Pública pela Comissão de Comunicação, essa questão será levada ao conhecimento público, criando visibilidade para uma “dor” que afeta todo o setor. O evento será um espaço para debater o tema, identificar alternativas e buscar soluções práticas para fortalecer a produção e a promoção de conteúdos audiovisuais católicos.
Como surgiu a ideia da Audiência?
“demos um passo importante na Comissão de Comunicação: aprovamos o requerimento para a realização de uma audiência pública sobre o cinema católico no Brasil! Este é um momento histórico para debatermos a importância de conteúdos audiovisuais que transmitam valores cristãos e reforcem a fé em nossas casas.” Acima Simone Marquetto idealizadora da proposta.
“A proposta da Audiência Pública teve origem em uma reunião com a Deputada Simone Marquetto, durante a qual apresentei um relatório detalhado sobre a missão que a Kolbe Arte vem desempenhando desde 2021 como distribuidora de conteúdos católicos para o cinema no Brasil. Também expus a dificuldade enfrentada devido à falta de apoio financeiro ao setor. Sensível à causa, a Deputada prontamente sugeriu a elaboração do requerimento para a realização da Audiência Pública. Este é apenas o primeiro passo. A partir dessa iniciativa, buscamos mobilizar os demais agentes públicos para fomentar e apoiar o desenvolvimento do audiovisual católico no país”, aponta a CEO da Kolbe Arte.
Participe da Audiência Pública sobre o Audiovisual Católico no Brasil
Convidamos todos que possam estar presentes neste momento a participar da Audiência Pública, um espaço fundamental para dar visibilidade ao audiovisual católico no Brasil. Sua presença é essencial para fortalecer o debate, apoiar esta causa e mostrar a relevância do tema junto aos representantes públicos. O evento será realizado no dia 12 de dezembro, às 10h, no Plenário 11, Anexo II, da Câmara dos Deputados, em Brasília.
O evento será transmitido ao vivo pelos canais oficiais da Câmara dos Deputados, permitindo que mais pessoas acompanhem o debate.